Indecência II

Neste país de contrastes fui apanhada em falso, pela segunda vez. 
Quem me conhece, a mim e às minhas atenções a pormenores, pode achar descabido, mas no fundo é só mesmo pelo inusitado da situação.
Na Loja do Cidadão versão angolana, fui acusada de "estar indecente"!!
Pasmem-se talvez ou pensem que enlouqueci de vez? Nada disso.
Já na rua senti os olhares, mas pensei que a minha cor, embora bronzeada, fosse o motivo. Efectivamente, era a única pessoa de raça branca! 
Mas afinal era a roupa que levava que causava espanto. 
Sim, fui para o SIAC - assim se chama esta instituição ultra-conservadora - com os ombros à mostra! 
Pecado? 
O medo, o horror? Não! Regras! 
As fotos que tinha tirado, ainda em Portugal- por ter novamente o raio dos ombros à vista- não serviam! Reagi com um sorriso cínico e um palavrão surdo.
A solução foi ir à papelaria tirar umas chapas novas, trajando um blazer vermelho do inicio dos anos 90, que além de grande, teve de ser apertado até cima. 
O decote tinha de ser decente!
Pendurados em vários cabides, podia ver camisas - todas elas azuis - gravatas, casacos e camisas de senhora! Um verdadeiro guarda-roupa para a foto sob censura.  
Resultado: a foto do meu BI angolano está terrífica e aprendi mais uma vez que em Angola, não se pode vestir qualquer coisa quando se trata o Estado! 

PS: No processo ainda ouvi a pergunta a que não necessitava responder:
 - "Raça?"
 Ao que respondi: 
- "Branca, obviamente!"

Comentários

Anónimo disse…
Minha querida... a deslocação tem destas coisas. Já sabia que os angolanos ostentavam a raça (desconhecem que antropologicamente a raça é humana, o resto é etnia) no BI (o Fidel, de quem tu te deves lembrar, fez a tese de mestrado sobre essa questão). Agora espero que te lembres sempre: nada de ombrinhos ao sol tórrido, não vás despertar o desejo dos machos! Espero que estejas bem :) Baci mille.
Anónimo disse…
Um País onde a Sida aumenta diariamente, ostentar esses valores morais é surreal no mínimo... eu cá te aconselho, ombros sempre á mostra e ao fresco!! afilhada
Anónimo disse…
só me ocorre dizer que se alguem foi vitima deste absurdo, não foste tu, que teimas em ser rebelde e diferente, mas sim os que não vêm esses ombros há muitas primaveras, venham daí esses ossos....Eurico

Mensagens populares deste blogue

A menina do Pai

O Justo e o Pecador