MANGOLÉ

O comum deixar para depois, tão característico dos portugueses, passa a ser, em Angola, o deixa para amanhã. Este é o lema do jeito mangolé.
Os adeptos são normalmente afáveis, divertidos e dispostos a colaborarem connosco, mas antes de combinar algo com alguém é necessário descobrir se é ou não...
Vou já fazer ya? Espera so!” – É a resposta que se obtém quando pedimos alguma coisa. A expressão pode ser repetida uma hora depois quando reiteramos o pedido. Quando a espera ultrapassa os limites, a paciência estoira!
Os mangolés têm o cardápio de desculpas mais original do mundo, existindo sempre uma para cada ocasião. 
Quando não realizam uma tarefa saem pérolas como: perdi o avião e as bagagens; aconteceu uma grande desgraça; enviei o email há um mês atrás e não sei fazer foward; fiz tudo mas deitei fora por acidente; não sei escrever; esqueci-me; fui roubado; estive muito doente com paludismo; estive perdida no mercado Roque Santeiro durante 4 dias; o candongueiro avariou; estava a chover; fui agredido na cara e estou muito feio para sair de casa e a minha preferida é estou a chegar!
Todas estas desculpas servem para dizer, em jeito mangolé: Desculpe, não fiz o que me pediu!
Quando não aparecem num encontro... a minha prima atropelou um zungueiro que estava a vender cigarros, que se espalharam pelo chão; o trânsito não me possibilitou estar presente; perdi-me na cidade e não conseguia voltar; estou diarreia e não pude ir; acordei com 37 de febre e a top das tops será o simplesmente não aparecer, não atender o telemóvel e fazer-nos esperar até à exaustão.
A solução será sempre conviver com eles, porque não o fazem por mal, mas sim porque é uma forma de ser. A níveis profissionais ao primeiro sinal de mongolé é necessário que se evite! 
Afinal é melhor prevenir do que remediar aquilo que, por natureza, não tem remédio!

PS: Zungueiro: vendedor ambulante que circula no meio do trânsito. Vendem desde pipocas a cabides, extensões e relógios, latas de fruta e red bull, entre muitos outros. 

Comentários

Anónimo disse…
isso não existe! aqui neste momento há uns clientes que tb inventam umas desculpas giras...para nao nos pagarem... afilhada

Mensagens populares deste blogue

A menina do Pai

O Justo e o Pecador