GASTRÓPODES – O PETISCO DO VERÃO

Pessoalmente não acho grande graça a algo que se baba, rasteja, dá trabalho a comer e deixa sempre aquela sensação de “comia mais qualquer coisinha”.
Como já devem ter percebido, e como eu só me dou com indivíduos inteligentes, que estou a falar de caracóis.
No Verão, não há (tirando aqui a je) quem não diga, após um belo dia de praia: - “Agora o que sabia que nem ginjas eram uns caracoizinhos e uma cervejinha!!”- e como os tugas gostam de fazer tudo em grande é ver a filas para ir saborear os desgraçados dos bichinos, beber a bela da loirinha fresquinha, sair de lá quase com a mesma fome mas com a carteira mais vazia…
Sim, porque os gastrópodes vêm de Marrocos (na sua maioria) e como tudo o que vem de fora torna-se caro. A procura nos meses de Verão, que coincide com a época de degustação dos mesmos, é muita mas pagar 10 euros por uma travessa de cascas é insultuoso.
Só os encontramos de Abril a Setembro, e mesmo assim existem empresas a funcionar com base no seu comércio. Sabiam que o preço do quilo do caracol desde a apanha até á altura de vir para a mesa aumenta 16 vezes! Ah pois é! E para piorar as coisas não existe uma lei comunitária que estabeleça condições sanitárias aplicáveis á importação destes nossos amigos, nem ao licenciamento dos viveiros dos que são “produzidos” no nosso pais.

Curiosidades do caracol
- Preço/quilo do caracol em Marrocos – 0,80
- Preço/quilo revenda – 1,10 a 3,00

- 100 toneladas consumidas por semana
- É hermafrodita…. (no coments)
- Ritual de acasalamento dura 10 horas (são mesmo lentos)

Resumindo…. É caro, baba-se, rasteja, dá trabalho a comer, não sacia a fome e não existe legislação que nos assegure a sua qualidade…
Ainda gostam de caracóis?
PS: Com um Sumol é o ideal para uma limpeza intestinal “de outros tipos”!!!!.

Comentários

Anónimo disse…
licenciamento de viveiros....
certificados de qualidade?
Em Portugal tb há caracois, a qualidade define-se pela areia e pela bebida q acompanha....
Anónimo disse…
De facto bichos nojentos e ranhosos, mas bem lavadinhos deixam de o ser.
Parece-me que não tens ido ao “Poço”, pois estas lesmas feitas à portuguesa, com chouriço ou paio ou o bom do presunto e com um fio de azeite e muitos alhos, são uma iguaria… enfim…. Ficas com fome???!! É pq não acompanhas com o belo do pão alentejano e torrado com manteiga e não o molhas no molhinho… E são mais facis de comer que descascar camarão… eheheh

Mensagens populares deste blogue

A menina do Pai

84